26 de março de 2008

400x1



Estive meditando nessa semana sobre um profeta no segundo livro de Crônicas: Micaías. Segundo diz o livro ele foi chamado por Josafá (rei de Judá) para profetizar a Acabe (rei de Israel) em relação a um combate em que os dois reis unidos estavam prestes a travar contra Ramote Gileade.

Esse seria mais um dia comum na vida de Micaías senão fosse pelo bando de profetas que ele encontrou quando esteve com os reis. Ao total foram 400 profetas que garantiam a vitória dos reis sobre a cidade de Ramote Gileade.

Que coisa linda não? “Profetas” encorajando reis a lutarem... Algo tão comum na Bíblia. O problema todo é que quando Micaías foi orar a Deus, Deus disse para ele que havia permitido que essas falsas profecias circulassem porque o rei acreditaria nelas. Na verdade o exército não teria chances de vencer.

E então, Micaías, um simples profeta, estava diante de outros 400 prestes a dizer o que Deus havia lhe dito. Uma pausa.

O que você faria nessa situação? Você, um único jovem, magricela, meio geek, diante de outros 400. O que faria com que você se destacasse dentre eles? Bem, essa é uma resposta muito óbvia, prefiro nem comentar.

Micaías foi ousado. Mesmo diante de tantas pessoas garantiu que ao dizer que o exército não venceria estava falando por Deus e que se isso não acontecesse de fato ele não teria sido usado por Deus. E o que ele ganhou por falar a verdade? Um tapa na cara. Literalmente um tapa na cara!

O rei Acabe não acreditou nele. Talvez ele tenha pensado na maioria que amaciava o seu ego, talvez achasse inviável que 400 pessoas pudessem estar erradas. Enfim, ele insistiu em lutar e como já era de se esperar não só perdeu como também morreu no campo.

No fim das contas, dentre 401 profetas apenas um estava certo. Dentre 401 profetas a Bíblia apenas citou o nome de um deles: Micaías. E você ainda acha que 1 pessoa não faz a diferença?

Da próxima vez que se sentir sozinho, achar que a pressão na Igreja está muito grande, achar que você é o único que vê a realidade das coisas... Pode ser que você não esteja errado, pode ser algo que Deus está te mostrando e com isso esperando que você tome uma atitude.

E quando for tomar essa atitude não pense que terá outras 400 pessoas investindo em você.

0 comentários. Comenta aí!: