12 de março de 2008

ORKUT APPS: SERÁ QUE A MODA PEGA?



Não é por falta de investimento que o orkut ainda não é febre mundial! Desde que o Google o comprou o serviço praticamente foi todo reformulado, desde o visual às funcionalidades, mas ainda assim parece que falta alguma coisa para atrair a fatia do público que não é brasileira. O que fazer então? Continuar adicionando funcionalidades até engatar de vez!

E a novidade agora são os aplicativos (serviços que você adiciona ao seu perfil). Através deles você acaba criando um novo mundo dentro do orkut para compartilhar ainda mais profundamente os seus gostos por músicas, vídeos, livros, etc. Além disso com os novos aplicativos você também poderá adicionar vários slideshows e até jogos. Eu estive testando alguns e é realmente interessante toda a nova interação com aplicativos e os meus amigos.
O lado negativo
Ok. Posso parecer preguiçoso, mas com os aplicativos o "mundo orkut" se torna tão grande e cheio de personalizações e opções (web 2.0!) que estou perdido! Acho que para me dedicar completamente a completar meu perfil (coisa que eu levava 5 minutos) teria que ficar no mínimo três horas fuçando e explicando o que gosto e o que não gosto.

O lado positivo
Por outro lado, se eu realmente estiver disposto a investir no meu perfil não terei mais a necessidade de criar e manter contas em vários outros sites que oferecem serviços semelhantes (last fm, flickr...).

Concluindo...
É um bom e necessário investimento que pode sim vir a consolidar o orkut. Porém uma pergunta ainda ecoa na minha mente: como o facebook (um dos líderes, com mais de o dobro de usuários do orkut) consegue ser tão simplório e ainda abocanhar uma fatia tão grande do mercado?

Quer testar os aplicativos? É simples e fácil: vá em editar perfil e troque o seu país para Estônia. Depois visite o meu perfil para conferir alguns aplicativos em funcionamento.

1 comentários. Comenta aí!:

Daniel disse...

Já estou usando e espalhando entre os amigos. Boa dica!